sábado, 19 de fevereiro de 2011

Encontro com Milton Santos. A globalização vista do lado de cá




O filme trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.
Documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler (Glauber - Labirinto do Brasil), que discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias, seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes. O filme é conduzido a partir de uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte no ano de 2001.
Além das falas do próprio Milton Santos, o documentário conta com algumas outras entrevistas que contribuem com a discussão, levando o tema a questionamentos e afirmações cada vez mais lapidadas. Ainda, estão como narradores os atores Milton Gonçalves, Matheus Nachtergaele, Osmar Prado e Fernanda Montenegro.
Considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, Milton Santos não era contra a Globalização e sim contra o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chamava de globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humana.
Encontro com Milton Santos é um dos documentários brasileiros mais premiados, ganhou no Festival de Cinema de Brasília (2006) como melhor filme pelo júri popular, no FestCine Goiânia 2007 como melhor roteiro e melhor montagem, no Cine'Eco 2007 - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambientecomo melhor filme e no Festival Internacional de Documentários Santiago Álvarez in Memoriam (Cuba, 2008) como melhor filme também.

Fonte: www.tempomoderno.net, disponível em 19/02/2001, às 09:59h.


Para baixar esse vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário