Vestibular Simulado Sociologia

Para obter o gabarito das questões abaixo, vá a página Prof. Diney e dê uma curtida AQUI
























1. ENEM (2011) - O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,

a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c)  engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d)  espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas
e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

2. ENEM (2011) - No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak.   Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes

a)  reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
b)  tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c)  manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d)  disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

ENEM (2011) - Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010) (adaptado).

Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque

a)  determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
b)  aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
c) pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
d) privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
e)  propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

ENEM (2011) - Estamos testemunhando o reverso da tendência histórica da assalariação do trabalho e socialização da produção, que foi característica predominante na era industrial. A nova organização social e econômica baseada nas tecnologias da informação visa à administração descentralizadora, ao trabalho individualizante e aos mercados personalizados. As novas tecnologias da informação possibilitam, ao mesmo tempo, a descentralização das tarefas e sua coordenação em uma rede interativa de comunicação em tempo real, seja entre continentes, seja entre os andares de um mesmo edifício. (CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006) (adaptado).

No contexto descrito, as sociedades vivenciam mudanças constantes nas ferramentas de comunicação que afetam os processos produtivos nas empresas. Na esfera do trabalho, tais mudanças têm provocado

a) o aprofundamento dos vínculos dos operários com as linhas de montagem sob os modelos orientais de gestão.
b)  o aumento das formas de teletrabalho como solução de larga escala para o problema do desemprego crônico.
c) o avanço do trabalho flexível e da terceirização como respostas às demandas por inovação e com vistas à mobilidade dos investimentos
d) a autonomização crescente das máquinas e computadores em substituição ao trabalho dos especialistas  técnicos e gestores.
e) o fortalecimento do diálogo entre operários, gerentes, executivos e clientes com a garantia de harmonização das relações de trabalho.

ENEM (2011) - O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social

a)  igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
b)  estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.  
c)  tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica.
d)  ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
e) agrária, marcada pela concentração de terra e do poder político local e regional.





UEM (2011) - Sobre as instituições responsáveis pelos processos de socialização dos indivíduos, assinale o que for correto.

a) A família deixou de ser uma instituição de socialização primária relevante, pois no século XXI não transmite mais as habilidades necessárias para o agir em sociedade. 
b) A escola é responsável pela socialização secundária dos indivíduos, atuando tanto na formação profissional dos estudantes quanto na transmissão de valores e normas compatíveis com a estrutura social vigente.  
c) Os grupos de colegas e amigos formados na adolescência e na juventude podem ser definidos como instituições de socialização importantes, pois desempenham papel cada vez mais relevante no processo de formação das identidades sociais.
d) Os meios de comunicação, apesar de cada vez mais presentes na vida moderna, não interferem no processo de socialização primária e secundária, pois a exposição aos seus conteúdos sempre é mediada e controlada pela família e pela escola. 
e) O processo de socialização se encerra no final da juventude, não se estendendo pela vida adulta. Nessa etapa da vida individual adulta, as habilidades e valores necessários para viver em sociedade já estão de tal forma cristalizados que não podem mais ser alterados.

UEM (2011) - Considerando as proposições de autores representantes da teoria das elites, como Gaetano Mosca, Vilfredo Pareto e Robert Michels, assinale o que for  correto, no que diz respeito às potencialidades e limites da democracia. 

a) Devem ser consideradas elites apenas os indivíduos que ocupam postos de comando ou direção no governo executivo, não entrando nessa categoria comandantes militares ou dirigentes de corporações privadas.
b) A democracia é uma forma de governo em que as elites são recrutadas entre os diferentes estratos sociais, com base no mérito individual.
c) Instituições políticas da democracia moderna, como os partidos políticos, exigem dos seus membros habilidades e conhecimentos técnicos específicos que impossibilitam seu controle pelas massas. Esse domínio e essa direção por técnicos especializados transformam, gradualmente, tais instituições em oligarquias.
d) O fator determinante para o predomínio da minoria sobre a maioria nas democracias modernas é organizativo, ou seja, é mais fácil para o pequeno número de pessoas se organizar e agir em prol dos interesses da minoria.
e) Para essa corrente de pensamento, a história da humanidade é marcada pela sucessão de elites no poder, uma substituindo a outra, tornando impossível um governo efetivamente de massas.


UEM (2011) - O evolucionismo social do século XIX teve um papel fundamental na constituição da sociologia como ramo científico. Sobre essa corrente de pensamento, que reunia autores como Augusto Comte e Herbert Spencer, assinale o que for correto.

a) O evolucionismo define que as estruturas, naturais ou sociais, passam por processo de diferenciação e integração que levam ao seu aprimoramento.
b) O evolucionismo propõe que a evolução das sociedades ocorre em estágios sucessivos de racionalização. 
c) O evolucionismo considera o Estado Militar como a forma mais evoluída de organização social, fundamentada na cooperação interna e obrigatória. 
d) O evolucionismo rejeita o modelo político e econômico liberal, baseado na livre iniciativa e no laissez-faire, considerando-o uma orientação contrária à evolução social.
e) O evolucionismo defende a unidade biológica e cognitiva da espécie humana, independente de variações particulares. 

UEM (2011) - Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 
b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. 
c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. 
d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.   
e) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos. 

UEM (2011) - Sobre o positivismo, corrente teórica pioneira na sistematização do pensamento sociológico, assinale o que for correto.

a) Apesar de reconhecer as diferenças entre fenômenos do mundo físico e do mundo social, o positivismo busca no método das ciências da natureza a orientação básica para legitimar a sociologia.
b) O positivismo enfatiza a coesão e a harmonia entre os indivíduos como solução de conflitos, para alcançar o progresso social.
c) O positivismo endereça uma contundente crítica à sociedade europeia do século XIX, sobretudo em razão das desigualdades sociais oriundas da consolidação do capitalismo.
d) O positivismo utiliza recorrentemente a metáfora organicista para se referir à sociedade como um todo constituído de partes integradas e coesas, funcionando harmonicamente, segundo uma lógica física ou mecânica.
e) O positivismo defende uma concepção evolucionista da história social, segundo a qual o estágio mais avançado seria dominado pela razão técnicocientífica.

UEM (2011) - Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, assinale o que for correto.

a) Segundo essa perspectiva sociológica, a ordem social impõe-se aos indivíduos como força exterior e coercitiva, submetendo, assim, as vontades desses indivíduos aos padrões sociais estabelecidos.
b) A ação social é entendida como um comportamento dotado de sentido subjetivamente visado e orientado para o comportamento de outros atores. 
c) O sociólogo tem como tarefa fundamental a identificação e a compreensão causal dos sentidos e das motivações que orientam os indivíduos em suas ações sociais.
d) O que garante a cientificidade da análise sociológica é o recurso à objetividade pura dos fatos.
e) As instituições sociais são definidas como resultados de relações sociais estáveis e duráveis, passíveis de serem alteradas a partir de transformações nos sentidos atribuídos pelos indivíduos às suas ações.

UEM (2011 - Sobre o Estado de Bem-Estar Social, implementado em diferentes nações capitalistas no século XX, assinale o que for correto.

a) Fundamentava-se em uma doutrina econômica que pregava a livre regulação dos mercados e, consequentemente, a não intervenção estatal nos assuntos relacionados à produção material. 
b) Surge como estratégia de reversão da crise econômica das primeiras décadas do século XX, por meio de políticas anticíclicas. 
c) As políticas de pleno emprego, inspiradas no modelo econômico proposto por John Maynard Keynes, foram estratégias comuns a todos os países que implementaram versões do Estado de Bem-Estar.
d) Os altos investimentos públicos, necessários para a efetivação das políticas anticíclicas, foram obtidos por meio da criação de impostos ou elevação de alíquotas já existentes. 
e) O desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social gerou, nos países de industrialização avançada, um acirramento da concentração de renda nas mãos de uma minoria privilegiada.


UEM (2011) - Sobre os novos movimentos sociais que eclodiram na segunda metade do século XX, assinale o que for correto.

a) As alterações na estrutura social que conduziram à crescente presença das mulheres na vida econômica, política e cultural, contribuíram para o surgimento do movimento feminista que defende, dentre outras causas, o direito à isonomia.
b) O ambientalismo se caracteriza como um novo movimento social ao questionar o modelo de desenvolvimento autodestrutivo do capitalismo em sua fase monopolista avançada.
c) Uma das novidades apresentadas pelos novos movimentos sociais foi a denúncia das contradições da sociedade capitalista em diferentes padrões de relações e não apenas na dimensão produtiva. 
d) Apesar de serem organizados por grupos bastante diversos, os novos movimentos sociais se orientam pelo mesmo dogmatismo revolucionário característico do movimento operário tradicional. 
e) Os movimentos ecológico e  pacifista estendiam suas críticas também ao bloco de países do chamado socialismo real.

UEM (2011) - Sobre o conceito de Estado Moderno defendido pelo sociólogo alemão Max Weber, assinale o que for correto.

a) Estado Moderno deve ser definido estritamente em relação aos seus fins. 
b) A característica fundamental do Estado é o monopólio do uso da violência legítima dentro de um determinado território. 
c) A manutenção da autoridade estatal ocorre pela necessária combinação entre o emprego da força física e a busca pela legitimidade junto aos cidadãos. 
d) Como dimensão superestrutural da sociedade capitalista, o Estado é um instrumento de dominação da classe dos proprietários. 
e) A legitimidade do Estado Moderno deriva, principalmente, do reconhecimento da validade legal e da competência funcional, baseadas em normas racionalmente estabelecidas.

UEM (2011) - Sobre as teorias clássicas da estratificação social, assinale o que for correto.

a) Segundo a sociologia marxista, a diferenciação entre os indivíduos na sociedade capitalista se dá pela posição que eles ocupam na estrutura produtiva.
b) Apesar de reconhecer a existência da pequena burguesia, Marx defendia que, com o desenvolvimento do capitalismo, haveria a redução da sociedade a apenas duas classes fundamentais: burguesia e proletariado.
c) A sociologia weberiana desenvolve uma teoria da estratificação social que inclui, além das posses materiais, o nível de educação e o conjunto das habilidades técnicas individuais na definição das classes. 
d) Para Max Weber, os grupos de status são unidades de estratificação tão importantes quanto a classe social. 
e) Os grupos de status distinguem e agrupam os indivíduos em termos do prestígio, honra social ou estilo de vida que possuem.

UEM (2011) - Sobre o fenômeno religioso, assinale o que for correto.

a) É possível afirmar que a religião é uma obra humana que liga os homens ao mundo do sagrado. 
b) Não há registro de experiências de governo que conjuguem ações de Estado e da Igreja no processo legislativo.
c) O exercício da tolerância religiosa indica a construção de um mundo menos etnocêntrico e mais heterogêneo.
d) Para Durkheim, as cerimônias e rituais religiosos mostram como a religião tem a função de fortalecer os laços de coesão social.
e) O estudo sociológico de Weber busca compreender como a ética protestante contribuiu para a gênese do capitalismo moderno.

UEM (2011) - Considerando o trecho citado a seguir e os temas cultura midiática e relações sociais, assinale o que for  corretosobre as características marcantes da publicidade.

“[...] Com a sociedade pós-industrial, de fato, o caráter racional da publicidade revelou-se não só do ponto de vista econômico das mercadorias à venda, mas também daquelas tendências culturais e comportamentais mais sutis que ela consegue representar, sintetizar e, também, antecipar. Por isso, os estilos de vida atuais, hierarquias de valores e modelos de comportamento possuem na publicidade um dos mais lúcidos espaços de divulgação didática, com um alto índice de aprendizagem ‘espontânea’, graças à difusão de um duplo elo com o qual envolve o espectador através de um sistema de mensagens cruzadas, feitas de ameaças e de promessas e fundadas em paradoxos anteriormente analisados” (CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 154).

a) A publicidade objetiva contribuir para divulgação de estilos de vida vigentes na sociedade pós-industrial.   
b) A publicidade vende a ideia de que a posse de objetos permite a inserção em grupos que vivem um estilo de vida socialmente desejável.
c) A publicidade cria justificativas racionais para o consumo de determinados bens, por meio de recompensas materiais e subjetivas. 
d) A publicidade cativa o consumidor por meio de mensagens esclarecedoras sobre o produto a ser vendido, estimulando um consumo consciente.
e) A publicidade promove um questionamento sobre a comercialização de um estilo de vida ideal, que poucos podem acessar.

UEM (2011) - Leia a citação a seguir e assinale o que for correto sobre o tema das desigualdades sociais.

“Favela no Brasil, poblacione no Chile, villa miseria na Argentina,  cantegril no Uruguai, rancho na Venezuela, banlieue na França,  gueto nos Estados Unidos: as sociedade da América Latina, Europa e dos Estados Unidos dispõem todas de um termo específico para denominar essas comunidades estigmatizadas, situadas na base do sistema hierárquico de regiões que compõem uma metrópole, nas quais os párias urbanos residem e onde os problemas sociais se congregam e infeccionam, atraindo a atenção desigual e desmedidamente negativa da mídia, dos políticos e dos dirigentes do Estado” (WACQUANT, Loïc. Os condenados da cidade. Rio de Janeiro: Revan; FASE, 2001, p.7). 

a) É uma escolha dos “párias” da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos viverem em comunidades estigmatizadas.
b) As desigualdades sociais que emergem em comunidades pobres ao redor do mundo são fruto do processo histórico de produção e reprodução das diferenças sociais. 
c) As desigualdades sociais são fabricadas, exclusivamente, pelas relações econômicas que, no capitalismo, dividem os indivíduos em classes sociais antagônicas. 
d) As áreas urbanas acima citadas pelo autor são consideradas regiões-problema, territórios de privação e de abandono que devem ser temidos e evitados. 
e) Há um processo de fabricação e reafirmação do estigma das áreas urbanas, onde residem os pobres, alimentado pela mídia, por políticos e pelos dirigentes do Estado.

UEM (2011) - Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema da diversidade étnica.

“[...] Na verdade, raça, no Brasil jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]” (SCHWARCZ, Lilia Moritz.  Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.) História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea,. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 177). 

a) Vigorou no Brasil, do século XIX, uma visão elitista que privilegiava a cor branca e via na mistura de raças a causa de seu atraso. 
b) Os termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos de pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns.
c) Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética.
d) Por ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do continente africano, não é pertinente discutir no Brasil o racismo.
e) Nas décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à sociedade brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que resultaram, recentemente, na implantação das chamadas políticas de ação afirmativa.

UEM (2011) - Leia a citação a seguir e assinale o que for correto sobre as transformações nos espaços urbano e rural brasileiros.

“[...] Aqui, toda sede de município é cidade, sejam quais forem suas características demográficas e funcionais. Além disso, a delimitação dessas ‘cidades’, prerrogativa das Câmaras Municipais, inexiste em quase 40% dos casos, sendo improvisada às vésperas dos censos demográficos. É dessa algaravia que resulta a ficção de que o Brasil teria quase 5.600 cidades nas quais viveriam 82% dos habitantes. Feitas as contas com critérios menos estapafúrdios, percebe-se facilmente que apenas 57% da população faz parte da rede urbana: 34%, em 12 aglomerações metropolitanas, 13%, em 37 aglomerações não-metropolitanas, e 10% em 77 centros urbanos que não pertencem a aglomerações. Fora dessa hierarquia de cidades que abrange 455 municípios, há outros 567 (com 13% da população), cujo caráter é suficientemente dúbio para que alguns de seus núcleos ambicionem o status de ‘cidade’. Mas nenhum critério razoável permitiria que algo semelhante ocorresse com as sedes dos demais 4.485 municípios. E é neles que vivem os outros 30% da população brasileira” (VEIGA, José Eli da.  Cidades Imaginárias. In: VEIGA, José Eli da (org.) Cidades Imaginárias. O Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas. SP: Autores Associados, 2002, p.55-56). 

a) No Brasil, a definição do que é ou não cidade tem a ver com o jogo de interesse político das elites municipais.
b) O autor argumenta que há uma espécie de ficção oficial que define o Brasil como um país que será cada vez mais urbano.
c) Há no Brasil um processo de definição arbitrária para o que é urbano e rural, que desconsidera as características demográficas da população e a vocação econômica dos municípios.
d) O acelerado processo de urbanização da sociedade brasileira conduziu a uma diminuição das desigualdades entre os moradores das áreas rurais e urbanas e, portanto, uma diminuição da pobreza nesses dois espaços. 
e) O Brasil urbano é dividido em uma hierarquia de cidades que são classificadas em aglomerações metropolitanas ou não-metropolitanas e centros urbanos.  

UFMA (2011) - Assinale a opção que contenha as categorias básicas da sociologia de Max Weber.

a) função social, tipo ideal, mais-valia.
b) expropriação, compreensão, fato patológico.
c) ação social, materialismo, idealismo.
d) vontade de poder, julgamento de valor, solidariedade mecânica.
e) ação social , relação social, tipo ideal.

UFMA (2011) - Durkheim expõe três características fundamentais para distinguir o fato social. São elas:

a) legitimidade, coerção social, individualidade.
b) coercitividade , exterioridade, generalidade.
c) identidade, universalismo, humanismo.
d) generalidade, solidariedade, anomia. 
e) universalismo, legitimidade, generalidade.

UFMA (2011) - Os conceitos de alienação, física social e solidariedade mecânica estão relacionados, respectivamente, a quais teóricos?

a) Parsons, Merton, Weber.
b) Simmel, Bourdieu, Spencer.
c) Tönnies, Nobert Elias, Durkheim.
d) Marx, Weber,  Sombart.
e) Marx, Comte e Durkheim.

UFMA (2011) - Assinale a alternativa correta quanto às principais características da sociedade capitalista.

a) feudo, mais-valia, escravos.
b) salário, mercadoria, mais-valia. 
c) corvéia, renda fundiária, servos.
d) solidariedade mecânica, alienação e corporações de ofício.
e) ócio, comércio, cavaleiros. 

UEL (2011) - Considere os trechos a seguir.

A classe operária não pode apossar-se simplesmente da maquinaria de Estado já pronta e fazê-la funcionar para os seus próprios objetivos. (MARX, Karl. A revolução antes da revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p.399.)
Também do ponto de vista histórico, contudo, o “progresso” a caminho do Estado regido e administrado segundo um direito burocrático e racional e regras pensadas racionalmente, atualmente, está intimamente ligado ao moderno desenvolvimento capitalista. (WEBER, Max. Parlamento e governo na Alemanha reordenada: crítica política do funcionalismo e da natureza dos partidos. Petrópolis: Vozes, 1993, p.43.)

Com base nos trechos, compare as concepções clássicas de Estado formuladas nas obras de Karl Marx e Max
Weber.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA

Conteúdo: Política, Estado, Dominação e Poder. Teorias sociológicas clássicas sobre o Estado. Os conceitos de Estado em Karl Marx e em Max Weber.

Resposta esperada

Espera-se que o candidato demonstre conhecimento e aplicação do conceito de Estado em Marx e Weber. A aplicação dos conceitos dos autores para a compreensão do Estado será revelada se o condidato, além de apresentar os conceitos, for capaz de, por meio da comparação, estabelecer as relações entre as duas compreensões teóricas distintas. A visão de Estado como aparato da classe dominante, no capitalismo, a classe burguesa; a visão de Estado como dominação racional baseada na organização burocrática e impessoal.

UEL (2011) - O texto a seguir narra um episódio exemplar da expansão econômica americana no Brasil, evidenciando a visão etnocêntrica da imprensa da época:

Em 1927, o governo do Pará cedeu a Henry Ford um milhão de hectares para o plantio de seringueiras. A Ford Motor Company precisava da borracha para fazer seus pneus, e os altos custos da importação de látex da Ásia pareciam uma boa razão para tal investimento em plena floresta amazônica. No caso de Ford, que tinha à sua disposição todos os recursos do mundo industrial, os jornalistas não tinham dúvida a respeito do resultado e falavam de sua missão civilizadora numa linguagem cheia de expectativa. A Revista Times relatou que Ford pretendia aumentar todos os anos suas plantações de seringueiras “até que toda a selva esteja industrializada”, saudada pelos habitantes da floresta: “logo as jiboias virão, os macacos farão um grande alarido. Índios armados com pesadas lâminas liquidarão seus antigos perseguidores para abrir caminho para limpadores de parabrisas, tapetes e pneus”. Ford estava levando a “magia do homem branco para o mundo selvagem”, escreveu o Washington Post, “pretendendo produzir não apenas borracha, mas também os itens para os quais ela era a matéria-prima”. (Adaptado de: GRANDIN, Greg. Fordlândia: a ascensão e queda da cidade esquecida de Henry Ford na selva. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. p.18.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a industrialização no Brasil, explique as consequências dessas
transformações econômicas e culturais.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA

Conteúdo: Relação homem/natureza na perspectiva do trabalho e da cultura. Os processos de industrialização e as mudanças econômicas e sua interferência no modo de vida das populações regionais.

Resposta esperada

O candidato deve analisar as transformações ocorridas no Brasil, no século XX, e as mudanças culturais na sociedade brasileira, aplicando e fazendo sínteses dos conceitos de cultura, trabalho, etnocentrismo e desenvolvimento econô-mico. Será importante, também, explicar a concepção tradicional de desenvolvimento econômico e a visão etnocêntrica de processo civilizatório (o etnocentrismo e a diversidade étnica.)

UEL (2011) - No debate sobre as cotas para o ingresso dos negros nas universidades públicas, reapareceram, de forma recorrente, argumentos favoráveis e contrários à adoção dessa política afirmativa. Os trechos reproduzidos a seguir constituem exemplos desses argumentos. Em um país onde a maioria do povo se vê misturada, como combater as desigualdades com base em uma interpretação do Brasil dividido em “negros” e “brancos”? Depois de divididos, poderão então lutar entre si por cotas, não pelos direitos universais, mas por migalhas que sobraram do banquete que continuará sendo servido à elite. Assim sendo, o foco na renda parece atender mais à questão racial e não introduzir injustiça horizontal, ou seja, tratamento diferenciado de iguais. (Adaptado de: Yvonne Maggie (Antropóloga da UFRJ). O Estado de São Paulo. 7 mar. 2010. Este artigo de Yvonne Maggie serviu de base para o seu pronunciamento lido por George Zarur na audiência pública sobre ações afirmativas convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2010.) Desde 1996 me posicionei a favor de ações afirmativas para negros na sociedade brasileira. Vieram as cotas e as apoiei, como continuo fazendo, porque acho que vão na direção certa – incluir socialmente os setores menos competitivos – embora saiba que o problema é muito maior e mais amplo. Tenho apoiado todas as medidas que diminuam a pobreza ou favoreçam a mobilidade social e todas as que combatam diretamente as discriminações raciais e a propagação dos preconceitos raciais. Em curto prazo, funcionam as políticas de ação afirmativa; em longo prazo, funcionam políticas que efetivamente universalizem o acesso a bens e serviços. (Antônio Sérgio Guimarães (Sociólogo da USP) Entrevista concedida à Ação Educativa. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2011.)

A divergência dessas duas posições reproduz, atualmente, o antagonismo existente no debate sobre a questão racial na sociologia brasileira, exemplificado pela oposição entre os pensamentos de Gilberto Freyre e Florestan
Fernandes.

Identifique e explique, nos trechos reproduzidos, os argumentos favoráveis e desfavoráveis à política de cotas para negros em universidades, comparando-os com as visões teóricas de Gilberto Freyre e Florestan Fernandes.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA

Conteúdo: Sociologia no Brasil. As várias formas de desigualdades sociais e a diversidade das explicações teóricas. Diversidade e miscigenação no Brasil. A questão dos negros nos estudos de Gilberto Freyre e de Florestan Fernandes.

Resposta esperada

Espera-se que o candidato analise as políticas brasileiras de ação afirmativa, no caso, a política de cotas para negros nas universidades, a partir das teorias de Freyre e de Fernandes (sabendo-se que esses autores não se debruçaram sobre a questão das cotas), comparando-as, dessa forma, aos argumentos favoráveis e desfavoráveis presentes nos textos lidos na questão. Espera-se, além disso, que o candidato seja capaz de mobilizar conceitos, tais como: raça, cor, desigualdade, diversidade, miscigenação e democracia racial.

UEL (2011) - O texto a seguir nos dá notícia acerca da introdução de formas rígidas de organização das torcidas de futebol no Brasil. Os integrantes de torcidas organizadas de todo o país terão que se cadastrar previamente para ter acesso aos estádios. No Rio de Janeiro, o procedimento começou hoje (13), com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as lideranças das torcidas, o Ministério Público e o Ministério do Esporte. O TAC prevê que as torcidas organizadas terão que se tornar pessoas jurídicas, com registro de seus estatutos em cartório. As que têm menos de 200 membros serão dispensadas de registro em cartório. As torcidas terão seis meses para enviar à autoridade policial cadastro contendo a identificação completa de seus integrantes, incluindo foto, endereço e assinatura. Para entrar nos estádios vestindo ou portando adereços de torcidas organizadas, eles terão de ter carteira padronizada. Caso seja descumprida a medida, a torcida organizada estará sujeita a sanções que vão desde multa de até R$ 10 mil ao banimento dos estádios por período de até três anos. (Vladimir Platonow. Torcidas organizadas começam a cadastrar integrantes para entrar em estádios. Jornal do Brasil. 13 jun. 2011, p.1. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2011.)

As torcidas organizadas de futebol constituem uma manifestação espontânea ou um movimento social? Justi-
fique sua resposta.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA

Conteúdo: Movimentos sociais.

Resposta esperada: 
Espera-se que o candidato conheça os elementos que caracterizam os movimentos sociais e os diferenciam das
manifestações espontâneas.




(ENEM – 2010)


Fonte: Incra, Estatísticas Cadastrais. 1998

O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?

a) a concentração de terras nas mãos de poucos.
b) a existência de poucas terras agricultáveis.
c) o domínio territorial dos minifúndios.
d) a primazia da agricultura familar.
e) a debilidade dos plantatios modernos.


(ENEM – 2010) A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/1998)

Ribeiro, H.S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos. Araraquara. Wunderlich, 2001 (adaptado).

O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência:

a) dos impactos sociais da modernização da agricultura.
b) da recomposição dos salários do trabalhador rural.
c) da exigência de qualificação do trabalhador rural.
d) da diminuição da importância da agricultura.
e) dos processos de desvalorização de áreas rurais.


(UFU – 2009) O panorama cultural do Ocidente nas últimas décadas tem sido marcado, entre outros aspectos, pela presença mais acentuada de múltiplos grupos identitários, o que se relaciona às críticas ao projeto da modernidade.

Sobre este fenômeno, é correto afirmar:

a) o surgimento de uma diversidade cultural mais ampla é um fenômeno social que reforça a validade das explicações científicas em torno do determinismo biológico e do determinismo geográfico, os quais embasam as interpretações sobre as variações de costumes entre diferentes grupos.
b) a modernidade ocidental se caracteriza por um projeto político, filosófico e científico de unificação das identidades sociais, princípios estes que são reforçados a partir da segunda metade do século XX em decorrência das mudanças sociais em direção ao multiculturalismo.
c) a valorização da diversidade cultural é uma mudança recente ocorrida no ocidente, que se destaca pela ênfase na homogeneidade cultural, pela defesa dos direitos individuais e pelo combate às políticas de identidade, por entende-las como forma de naturalização dos costumes.
d) os princípios de diversidade cultural e de valorização das diferenças, com base na multiplicidade de identidades constituídas por marcadores sociais − como, por exemplo, raça/etnia, gênero, sexualidade, faixa etária, e outros − estão presentes na contemporaneidade.
e) a defesa da diversidade cultural implica em modificação de comportamentos, aumento dos preconceitos e da violência cultural contra as culturas hegemônicas.


(UEM – 2010) Sobre o surgimento da Sociologia e suas proposições acerca da explicação do mundo social, pode-se afirmar:

a) a Sociologia é uma manifestação do pensamento moderno e uma forma de conhecimento do mundo social, cujas explicações são fundadas nas descobertas das ciências naturais e físicas, por pressupor uma unidade entre sociedade e natureza e rejeitar o uso de leis gerais no conhecimento.
b) os pensadores fundadores da Sociologia concentraram seus esforços em interesses políticos e, portanto, práticos, face aos objetivos de contribuir para as transformações sociais e para a consolidação de uma nova ordem social diversa das sociedades feudal e capitalista.
c) a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista, com o consequente processo de industrialização e urbanização em países da Europa, contribuíram para o surgimento da Sociologia como forma de conhecimento das sociedades em extinção.
d) a Sociologia surgiu no século XIX, vinculada à sociedade moderna, no contexto das transformações econômicas e sociais e no bojo das mudanças nas formas de pensamento, influenciadas pelas revoluções burguesas do século, bem como pelos ideais iluministas.
e) a Sociologia é uma forma política constituída através do pensamento científico e tem por objetivo implantar ideias socialistas, dividindo a riqueza entre todos.

(UFMA) Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico o conceito que se tornará o objeto primeiro desta ciência. Trata-se do(a):  

a) caos social. 
b) realidade social. 
c) fato social.
d) arrogância social.
e) ganância social.


(FGV – 2011) Desde meados dos anos 1960, as mulheres ingressaram de modo mais destacado no mercado de trabalho. Após décadas desse fato, pode-se afirmar que:

a) depois das cotas femininas dos partidos políticos, houve um equilíbrio de gênero na indicação de líderes, pois as mulheres passaram a candidatar-se a cargos eletivos em todo o mundo.
b) mesmo quando possuem a mesma escolaridade que os homens, recebem salários mais baixos e não chegam, na mesma proporção que eles, a postos de comando em empresas.
c) apesar do aumento da participação feminina no mercado de trabalho, ela é menor no segmento informal, como evidencia a carência de empregadas domésticas nos grandes centros urbanos.
d) ainda que elas tenham se tornado mais independentes, falta-lhes experiência em cargos de gestão, em função dos afazeres domésticos que predominam em seu cotidiano.
e) depois da queda das taxas de natalidades, elas passaram a ser estimuladas a abandonar suas atividades profissionais, para aumentar o crescimento populacional.


(UEL – 2011) Dilma Roussef é a primeira mulher a ser eleita Presidente da República no Brasil. Nos últimos 50 anos, outras mulheres já ocuparam ou ocupam as lideranças políticas de suas nações, como Margareth Tatcher, na Inglaterra, Ângela Merker, na Alemanha, Cristina Kirchner, nas Argentina, Golda Meir, em Israel e Benazir Butho, no Paquistão.

Sobre a condição feminina contemporânea, é correto afirmar:

I – A Revolução industrial, nos séculos XVIII e XIX, concedeu às mulheres, simultaneamente, o direito ao trabalho e ao voto, colocando-as em igualdade de condições com os homens.
II – A Revolução Sexual da década de 1960-70 estimulou a fixação da mulher no lar, proporcionando mais tempo para os cuidados com a família e o casamento.
III – Embora ocupem cargos de lideraça política em vários países, as mulheres ainda constituem minoria entre os grupos dirigentes políticos e econômicos de todo o mundo.
IV – Existe até hoje uma divisão sexual do trabalho, na qual as mulheres ganham salários menores que os dos homens, executando as mesmas funções e cargos.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


(ENEM – 2010) “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembléia de Clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado”, e, por isso mesmo, nefando.

NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA, L. História da vida privada no Brasil. V.1.São Paulo.
Companhia das Letras, 1997 (adaptado)

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.

Acesso em: 29 adr. 2010 (adaptado).

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no País estão associadas:

a) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
b) à falência da democracia no País, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer os seus direitos políticos.
d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formar recorrentes de tabus e intolerância.
e) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.


(UFU – 2009) “Alegando ser ‘um conjunto de regras diabólicas’ e lembrando que ‘a desgraça humana começou por causa da mulher’, um juiz de Sete Legoas (MG) considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha e rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas companheiras.” (Folha de São Paulo, 21 de outubro de 2007)

O trecho supracitado refere-se à temática da violência contra a mulher. Tendo como referência a sociologia de Èmile Durkheim e sua concepção de sociedade, podemos afirmar que a violência contra a mulher é:

a) um fenômeno de ordem sagrada, uma regra divina, como forma de punição à mulher face à sua culpa pela expulsão dos humanos do Jardim do Éden.
b) um fenômeno natural, originado nas diferenças biológicas entre homens e mulheres, as quais instituem a superioridade masculina e a fragilidade feminina.
c) um fenômeno moral, embasado em padrões socialmente estabelecidos, os quais regulam as relações sociais entre homens e mulheres.
d) consequência de um desequilíbrio emocional na personalidade masculina, o que requer tratamento individual com profissionais especializados.
e) algo normal e tem sua função social de estabelecer a diferença entre homens e mulheres, sendo estes superiores naturalmente.


(UEMS – 2010) Considerando as informações da tabela, é correto afirmar que:

América do Norte
650 mil a 1,8 milhões
Caribe
200 mil a 510 mil
América Latina
1,4 a 2,4 milhões
Europa Ocidental
570 mil a 890 mil
Norte da África e Oriente Médio
230 mil a 1,4 milhões
África Subsaariana
23,8 a 28,9 milhões
Europa Oriental e Ásia Central
990 mil a 2,3 milhões
Oriente Asiático
440 mil a 1,4 milhões
Sul e Sudeste da Ásia
4,5 a 11 milhões
Oceania
45 mil a 120 mil


I. o maior número de pessoas infectadas pelo HIV localiza-se na América Latina e Caribe.
II. os países centrais como Estados Unidos e parte da Europa Ocidental concentram o maior número de pessoas com HIV no mundo.
III. a África Subsaariana apresenta um quadro preocupante, pois concentra a maior população infectada por HIV no mundo, superior inclusive ao somatório de todas as outras áreas do  planeta.

a)I e II apenas.
b) I, II e III.
c) II apenas.
d)II e III apenas.
e) III apenas

(UFMA – 2009) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:


a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.

b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.


(UEMA) Os novos movimentos sociais, principalmente os ambientalistas no Brasil e no mundo, têm se destacado no combate às indústrias poluidoras e usinas nucleares, ao desmatamento indiscriminado da Floresta Amazônica, dentre outros. Sobre esses movimentos, leia as proposições abaixo.

I. São movimentos sociais preservacionistas que têm como objetivo salvar o planeta Terra das agressões do homem.
II. São movimentos sociais que têm como ideologia revolucionar o modo de produção capitalista instaurando o socialismo.
III. São movimentos sociais que incriminam as empresas capitalistas modernas como devastadoras do planeta Terra.
IV. São movimentos sociais que querem destruir o poder do Estado-Nação.

É CORRETO o que se afirma em:

a) II e IV apenas
b) II e III apenas
c) I e III apenas
d) I e IV apenas
e) Ie II apenas

(UEMA) Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “Dominação Legítima”, formulada pelo sociólogo alemão Max Weber. 

a) Capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social.
b) Capacidade de liderar numa determinada situação social.
c) Probabilidade de impor a sua vontade numa determinada situação social.
d) Probabilidade de operar através de atos ou uso da violência.
e) Probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.


(UEMA) A globalização é um processo antigo que teve inicio com o desenvolvimento capitalista e sua expansão ultramarina. Dentre as proposições abaixo, assinale a alternativa que expressa esse processo nas suas configurações atuais. 

a) Homogeneização dos mercados, tecnologias informacionais e estatização.
b) Exportação de mercadorias, competição global e economia planificada.
c) Tecnologias informacionais, competições e monopólios públicos.
d) Competição, colaboração entre Estados imperiais e tecnologias informacionais.
e) Competição global, isolamento dos mercados regionais e fundo público.

Quais os critérios que devemos considerar ao escolhermos nossos candidatos a deputados, segundo o jornalista Osvaldo Biz?

a. (   ) compromisso, honestidade, se é um “ficha limpa” e se sempre visto ao lado do povo;
b. (   ) compromisso, honestidade e declaração de bens e de quanto vai gastar na campanha;
c. (   ) compromisso do partido do candidato quanto à nossa cidade, ou bairro em que moramos;
d. (   ) qual o compromisso do partido em transformar a realidade social e preservar a realidade com tal.
e. (   ) qual o compromisso do partido em transformar a nossa realidade, se acompanha nosso candidato a Presidente, ou Governador.


Na Constituição Federal encontramos mecanismos para a participação direta da população nas decisões importantes de nosso país. São eles:

a. (   ) Plebiscito, Abaixo-Assinado e Iniciativa Popular
b. (   ) Referendo, Plebiscito e Manifestação
c. (   ) Iniciativa Popular, Plebiscito e Manifestação
d. (   ) Plebiscito, Iniciativa Popular e Referendo
e. (   ) Referendo, Plebiscito e Eleições.


“Depois de perseguir, torturar, matar, exilar, cooptar ou aniquilar todos os políticos que não aceitavam os padrões impostos, as elites tentaram manter o engodo da alternância partidária e da existência de uma vida política plural com a existência do bipartidarismo plural”.

O fragmento acima se refere:

a. (   ) ao momento de ruptura com a democracia feita por Getúlio Vargas, em 1937 ao decretar o Estado Novo e implantar uma ditadura dita “democrática”.
b. (   ) à Ditadura Militar de 1964, implantada a partir de um golpe de estado contra o Presidente João Goulart e que implantou no poder todos os políticos do MDB.
c. (   ) ao momento mais repressivo da segunda metade do século XX em nosso país, ou seja, à Ditadura Militar de 1964 a 1985, quando os militares aliados aos conservadores vieram a criar o bipartidarismo, com a ARENA e o MDB, contudo sem significar uma democracia real.
d. (   ) ao momento de reabertura política, em 1985, com a criação de vários partidos oriundos da Ditadura Militar, dentre eles: PDS, PMDB, PT, PDT e outros.
e. (   ) ao bipartidarismo oficial do governo que impera até os dias atuais, dividindo a classe política em direita e esquerda.


No que consiste a política?

a. (   ) Num conjunto de poderes relacionados entre si e que refletem pensamentos diferentes entre partidos políticos de direita e esquerda e que acabam por ser o foco de decisão de nossas vidas.
b. (   ) No conjunto das relações de poder vividas na sociedade. Está ela presente em toda parte, presente em todas as relações sociais.
c. (   ) A política consiste num sistema de relações de poder e disputa que vivemos na vida adulta.
d. (   ) A política consiste em negociações e disputas entre políticos, partidos e acaba por influenciar nossas vidas em tudo, pois das decisões dos políticos aguardamos o porvir da sociedade.
e. (   ) Todas as questões estão corretas.


A imagem abaixo faz alusão à mesma crítica feita no documentário de Sílvio Tendler, Encontro com Milton Santos. A globalização vista do lado de cá sobre a enorme disparidade atual entre:



a. (  ) O “Norte desenvolvido” e o “Sul Subdesenvolvido”.
b. (  ) O crescimento espacial do norte em detrimento do encolhimento financeiro do Sul
c. (   ) O domínio dos países periféricos sobre os mercados mundiais e bolsas de valores.
d. (   ) As economias nacionais de todo o globo, de forma indistinta.
e. (   ) Ricos e pobres cada vez mais distantes.


O Consenso de Washington, criado em 1989 e defendido por diversos economistas neoliberais, difunde para os países da periferia, mais especificamente para os latinoamericanos alguns princípios que devem orientar as “nações em desenvolvimento e do Terceiro Mundo”. Esses princípios adotados por países como Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia na década de 1990 significaram, na prática:

I - Mínima participação dos Estados nas economias, com o consequente enxugamento dos serviços públicos.
II – Flexibilização trabalhista, com o consequente aumento da oferta de empregos e salários.
III – Liberdade de mercado e de circulação de serviços e do capital e formação de grandes oligopólios transnacionais.
IV – Abertura dos mercados internos (nacionais) a produtos estrangeiros com o consequente desenvolvimento dos parques industriais nacionais e melhora substancial do PIB e IDH dos países.
V – Privatização de empresas de setores estratégicos que passaram a lucrar e reverter o lucro para as políticas públicas.
VI – Empobrecimento dos países periféricos como Bolívia, enquanto que países como China, que se negaram a seguir o receituário neoliberal cresceram muito acima da média mundial.
VII – Aumento do desemprego estrutural.

As alternativas que respondem corretamente a questão são:

a)  (   ) I, IV, V, VI e VII;
b)  (   ) I, III, VI e VII;
c)  (   ) I, III, V, VI e VII;
d)  (   ) III, V, VI e VII;
e)  (   ) Todas as alternativas estão corretas. 


Aponte a alternativa INCORRETA.

a. (   ) Os diagnósticos e previsões do FMI, Banco Mundial e do Consenso de Washington para a economia mundial na última década impediram um desastre maior provocado pela globalização neoliberal.
b. ( ) A forma que as empresas transnacionais encontraram para ampliar o domínio dos mercados, especialmente nos países periféricos  foi reduzir o poder dos Estados periféricos.
c. (   ) O núcleo estratégico da ofensiva neoliberal se voltou contra o Estado: o Estado regulador, o Estado empreendedor e promotor do bem-estar social.
d. (   ) Com a globalização, o mercado se estendeu pelo mundo todo, tornando-se quase que um só mercado.


O exemplo dado por alguns governos, como “choque de gestão”, onde alguns governantes procuram a simpatia popular diante das reformas estruturais rebaixando os próprios salários se apresenta como mecanismo de contenção de gastos públicos e pode ser visto como proposta neoliberal de modernização do Estado. Essa modernização compreende um conjunto de medidas que visa a organização da sociedade através das leis gerais da economia, determinadas pela:

a. (   ) Retirada do Estado da economia é apresentada como necessidade ao pleno desenvolvimento do Estado de Bem Estar Social.
b. (   ) Globalização, fenômeno esse que não passa de um mito, pois o que existe é uma mera expansão de empresas transnacionais.
c. (   ) Mão invisível do mercado, capaz de regular toda a vida social, harmonizando eventuais conflitos, esclarecida por Adam Smith.
d. (   ) Política estadunidense imperialista e de flexibilização das leis trabalhistas e avanço de políticas sociais.
e. (   ) Capacidade de comando do Fundo Monetário Internacional – FMI.


“O olhar sobre a primeira globalização vem das viagens de descobrimento e conquista. Os imensos territórios conquiestados não estavam desocupados. Em apenas um século, entre 1500 e 1600, dos 80 milhões de nativos existentes na América Pr-e-Colombiana, 70 milhões foram exterminados, 2 mil línguas desapareceram com eles. Tupis, quéchuas, Mapuches, tiveram seus territórios ocupados e demarcados arbitrariamente, ignorando-se povos, culturas, línguas, religiões, para facilitar a dominação e o saque de suas riquezas.
Os 10 milhões de escravos africanos transplantados para o Brasil, depois de séculos de escravidão nas plantações de cana, de café nos garimpos das Minas Gerais, ficaram abandonados à própria sorte.
A primeira globalização do colonialismo se caracterizou pela ocupação territorial. A segunda globalização começou no final do século XX, marcada pela fragmentação dos territórios” – Milton Santos 2000

De acordo com o fragmento acima, escolha a alternativa abaixo que corresponde ao sentido mais adequado ao último parágrafo:

a)  (   ) A globalização é um fenômeno antigo, que vem das Grandes Navegações dos séculos XV e XVI. O que houve no final do século XX foi apenas o aprofundamento das políticas neoliberais já existentes há séculos.
b)  (   ) A primeira globalização foi efetuada a “ferro e fogo”, com a colonização e o imperialismo. A segunda globalização vem se desenvolvendo no âmbito virtual, sem conflitos e guerras e com ampla participação dos movimentos sociais.
c)  (   ) O que se percebe a partir do fragmento de Milton Santos é que este intelectual advoga a tese de que a globalização no final do século XX vem desconstruindo o estado nacional e desregulando as “matrizes da vida social”.
d)  (   ) A globalização é o avanço do capitalismo, de forma desumana e injusta. Por ser um processo que beneficia apenas a elite burguesa críticas de diversos intelectuais. Assim a globalização é negada por pesquisadores como Milton Santos.
e) (   ) A globalização precisa ser regulada pelos Estados e orientada pelos movimentos sociais. Somente com a junção dos interesses das multinacionais aos interesses das populações marginalizadas, sob orientação do Consenso de Washington poderá haver maior equidade e justiça social.